3 de março de 2008

Academia de Música de Espinho

A Academia de Música de Espinho bem pode orgulhar-se do seu trabalho em prol da Música, tanto como estabelecimento de ensino, como difusor da cultura musical na Cidade e na Região. Esta bivalência de acção é responsável pela formação de alguns actuais valores da música nacional e pela componente musical da formação de milhares de jovens que, ao contrário do nosso sistema de ensino, não vêem na prática musical um simples luxo, mas uma parte integrante e fundamental na educação do indivíduo, e também, pela dinamização da população espinhense para o usofruto da actividade musical nas suas diversas facetas.
Fundada pelo Professor Mário Neves em 1961, com o apoio exemplar e entusiástico do então Presidente da Câmara Eng. Manuel Baptista, numa época de pioneirismo musical a nível de província, a Academia, arrancando com algumas dezenas de alunos e alguns professores, foi-se desenvolvendo no ensino das disciplinas musicais dentro do quadro dos programas oficiais dos Conservatórios de Música e simultaneamente promovendo concertos e audições. Neste contexto, levou a efeito, desde 1964, os Festivais de Música de Verão que trouxeram até Espinho, pela primeira vez, conceituados artistas e agrupamentos nacionais e estrangeiros, iniciativa que entretanto evoluiu e que constitui hoje o Festival Internacional de Música de Espinho, um dos mais conceituados festivais de música erudita em Portugal.
Em 1989, como entidade promotora, criou a Escola Profissional de Música de Espinho que passou a ministrar dois cursos praticamente inexistentes até então - Prática Orquestral e Percussão - tendo assegurado um papel de grande destaque na formação de instrumentistas em Portugal.
Desde 1988 é pedagogicamen-te responsável pelo programa "Ex- pressão e Educação Musical nas Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Espinho" que promove em colaboração com a Câmara Municipal de Espinho, iniciativa pioneira a nível nacional e que permite a todas as crianças do 1º ciclo do Ensino Básico o acesso a actividades musicais na escola que frequentam.
No desenvolvimento das suas actividades, a Academia de Música de Espinho recebe apoios anuais do Ministério da Educação, do Ministério da Cultura e da Câmara Municipal de Espinho.

1 comentário:

Real Associação da Beira Litoral disse...

Parabéns!! Já era tempo de podermos acompanhar as diversas actividades da academia - passadas, presentes e futuras - de maneira mais fácil.

Como primeira sugestão (e serão várias) que tal gravar as audições de classe para posterior exibição neste espaço (em vídeos youtube por exemplo).

Aproveito também para divulgar aqui os próximos concertos do Coro dos Amigos da Academia de Música de Espinho. Dia 19 de Março (quarta-feira) no Auditório Municipal de Gaia e 20 de Março (quinta-feira Santa) aqui no Auditório de Espinho. Ambos os concertos são as 21H30 e do programa destaco o belíssimo GLORIA de Vivaldi interpretado pelo coro acompanhado da nossa Orquestra Clássica de Espinho com as solistas Margarida Reis (também é nossa) e Marisa Figueira. A não perder!!